Conheça abaixo os modos de garantia para locações mais utilizados pelo mercado e adquira conhecimento para o próximo negócio que iremos efetuar!


Seguro fiança

O seguro fiança é, hoje, considerado por muitos a melhor modalidade de garantia de aluguel disponível no mercado imobiliário. Alguns de seus benefícios são a dispensa total do fiador e o pagamento do aluguel em caso de inadimplência, mas seu diferencial é, de fato, as vantagens que dá ao inquilino por ser um seguro.

Para contratá-lo, entretanto, ainda existe uma taxa alta — que pode ser parcelada —, com o objetivo de servir como um “13º aluguel”.


Depósito caução

O caução é uma garantia que também beneficia a ambos os lados ligados à locação do imóvel. Porém, é um custo mais expressivo para o inquilino, que precisará ter em mãos o valor referente a até três taxas de aluguel no ato da entrada no imóvel.

O dinheiro fica guardado para, em caso de saída futura do inquilino (desde que não haja quebra do contrato), seja devolvido para ele com todos os juros e correções aplicáveis, após possíveis gastos com manutenção do imóvel, se necessário.


Fiador

O fiador é uma das garantias de aluguel mais tradicionais. Uma de suas vantagens é não exigir um pagamento inicial, somente uma assinatura de um responsável que tenha um imóvel quitado em seu nome.

Caso você vier a faltar com o compromisso de pagar a taxa de aluguel, seu fiador será o responsável por honrar a dívida e fazer o pagamento.


Título de capitalização

Assim como o depósito caução, o dinheiro aplicado no título para garantia é devolvido também para o inquilino após o vencimento do investimento, com todos os rendimentos pertinentes.

São necessárias, na maioria das vezes, seis taxas de aluguel para uma aplicação mínima.


Contrato de imóvel sem garantia

Sendo o contrato totalmente baseado na confiança e boa-fé das partes envolvidas. Porém, a segurança do proprietário é reduzida.

Isso porque ele não terá nenhum tipo de possibilidade de garantia do pagamento de aluguel, somente o que consta em contrato, cujo descumprimento deveria, em tese, levar a consequências mais graves. Entretanto, isso nem sempre acontece.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar sua experiência. Ao navegar nesse site, você concorda com a nossaPolítica de Cookies